sábado, 24 de agosto de 2013

BUERAREMA VIRA PRAÇA DE GUERRA ENTRE BRANCOS E ÍNDIOS

 Continua tenso o clima em Buerarema, onde equenos produtores continuam acampados em frente à prefeitura , aguardando solução para o impasse que ganhou ainda mais força neste mês com novas invasões de terra, fechamento da BR-101, incêndio de carros e viaturas, fruto do embate entre a categoria e índios tupinambás. Hoje pela manhã, como uma afronta, um grupo de índios passeou pela cidade em um veículo L200 e revoltou a população que procurou fazer justiça com as próprias mãos! Eles procuraram moradias de índios na cidade! Localizaram 8 casas e atearam fogo! Queimaram tudo que tinha dentro das casas! O clima está tenso e a polícia trabalha para amenizar o conflitoAgora a tarde, moradores queimaram oito casas de índio na cidade e o comércio fechou. Já foram invadidas 62 fazendas na região, sendo 32 nos últimos dias.

17 comentários:

  1. Meu caro redator, só pra corrigir a sua matéria, não são índios, são supostos índios.

    ResponderExcluir
  2. Uma vergolha o que esses indios estao fazendo, muitos nao sao indios, onde estao os politicos, a justica e a lei?

    ResponderExcluir
  3. Povo de buerarema lutem com todas as forças,näo façam como o povo daqui de Itaju que nada fizeram para q esses indios (mais bandidos q índios )nojentos tomassem posse das terras ao redor da cidade.O povo hoje esta sofrendo as consequencias.Eles só trazem violencia ,muito tràfico de drogas,roubam e a populaçâo nâo pode fazer mais nada.

    ResponderExcluir
  4. Olé pessoal do vermelhinho eu queria q vocês postassem fotos das casas queimadas...
    Boa noite Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  5. O que era de se esperar! Eu acho até que demorou muito a população tomarem providências. Essa Funai tem um bando de sacanas apoiado pelo Governo Federal, A Justiça por sua vez, fica inerte aos clamores públicos, ao invés de concederem a reintegração de posse, estão esperando o quê? Como postei antes, para terminar o conflito, todos se cadastram índios e termina o impasse, aí sim terão o apoio do Governo. Poderá também ser quimlonbola ou do MST.

    ResponderExcluir
  6. cidaadão bueraremense25 de agosto de 2013 09:55

    os ladrões (supostos índios) entram na cidade armados pirraçando a população e as autoridades não fazem nada, aonde esta o Ministério Público para intervir neste conflito, será que as autoridades estão esperando morrer pessoas para agir......????

    ResponderExcluir
  7. Fazendiros, pequenos proprietários marchem para suas propriedades, tomem conta logo, o mais cedo possível, não permitam que esse marginais dominem esta região.

    ResponderExcluir
  8. INFELIZMENTE ESTAMOS NOS TORNANDO O PAIS DAS MINORIAS ONDE O COLETIVO E DEIXADO PARA TRAS E ALGUNS BADERNEIROS TRAVESTIDOS DE SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PROMOVEM TODO TIPO DE DESORDEM, E FAZENDO ARRASTÕES EM NOME DE MANIFESTAÇÃO QUE DEVERIA SER PACIFICA MAS ACABA ATINGINDO AS VERDADEIRAS PESSOAS QUE FAZEM ESTE PAIS TENTAR CRESCER, ESTAMOS VENDO O CASO MAIS RECENTE E O DE BANDINDIOS DE BUERAREMA QUE ESTÃO A MUITO TEMPO PREJUDICANDO AQUELA CIDADE E NÓS DEVEMOS DAR APOIO AQUELES QUE REALMENTE TEM DIREITOS QUE SÃO OS AGRICULTORES E PELO QUE TENHO CONHECIMENTO NÃO TEM NENHUM LATIFUNDIARIO, ANTIGAMENTE ERAM SO ELES QUE ERAM ATINGIDOS, HOJE NÃO, QUALQUER PEQUENO AGRICULTOR ESTA REFEM. COM FAZENDAS QUE FORAM PASSANDO DE PAI PARA FILHO, OU QUE COMPRARAM PAGARAM E AGORA DIZEM QUE AS TERRAS PERTECEM A UMA SUPOSTA AREA INDIGENA. ESTAS INVASÕES NÃO ATINGEM SÓ BUERAREMA E SIM TODA UMA REGIÃO QUE VAI SE TORNANDO ORFÃO DOS PODERES, AINDA NÃO VI O GOVERNADOR SE PRONUNCIAR, SEJA CONTRA OS AGRICULTORES OU AOS INDIGENAS, EM CIMA DO MURO TODOS ESTÃO, EU SOU FAVORAVEL AOS PEQUENOS AGRICULTORES QUE ESTAO TENDO SUAS FAMILIAS AMEAÇADAS SEM TER O APOIO QUE MERECE E DEVERIA TER, ONDE QUEM PRODUZ AS RIQUEZAS DESTE MUNICIPIO ESTA SE TORNANDO OS BANDIDOS, VAMOS SAIR DO MURO. GOVERNADOR, PREFEITO, VEREADORES, COMERCIANTES, COMUNIDADE, ESTUDANTES E TODA A COMUNIDADE.

    ResponderExcluir
  9. É só montar um grupo de pelo menos 1.000 fazendeiros, pequenos proprietários e familiares de Buerarema, Una, Itaju do Colonia, Pau Brasil e Ilhéus e irem de fazenda em fazenda tirando esses vagabundos que se dizem indios no tapa, e se eles reagirem aí o bicho pega, porque essas terras tem dono e o dono é quem comprou e pagou. Aí quero ver se fica algum bicho desses que se dizem indios.

    ResponderExcluir
  10. Por favor gente, vcs sabem que são terras indígenas sim.
    E vcs sabem que tem muito indígena que não estão fazendo nada contra ninguém, vivi do suor do seu trabalho. Acho que vcs precisam falar quem são, não jugar a todos, já pensou se chamássemos todos os brasileiros de corruptos, ou de ladrões, traficantes ou se falassem que todo negro não presta, ou branco de ladrão de muitas coisas, tenho certeza que ninguém ia gostar. por isso temos que saber como falar não temos o direito de jugar sem conhecer ou agredir qualquer pessoa seja ela branca, índia ou negra.Todos os estudos mostram que existe indígenas e para quem foi a escola sabe muito bem da história do Brasil e se não foi ouviu de alguém que já existia nativos quando Cabral Chegou,do mesmo jeito o negro veio para cá, o branco veio para cá e só mim responda o branco deixou de ser branco hoje em dia, o negro deixou de ser negro? Então o indígena nome dado quando Cabral chegou tem que deixar de ser índio, não gente cada um tem o direito de ser uma dessas três raças, pois é dessas raças que se forma os Brasileiros.
    Vcs acham mesmo justo a desigualdade do nosso país? gente não existe só índio que querem dignidade não, vcs bem sabem que existem outros e que os indigenas eles não saem por ai querendo terra de ninguem podem observar eles lutam por uma terra que foi dos seus antepassado, vcs reclamam ná agora vcs não reclamam dessas pessoas que chegam por te dinheiro e acham que tem que fazer de vcs escravos compram as terras e botam vcs para trabalha por centavos e os pequenos agricultores de verdade sabe de quem é essas terras pois foram criados ai dentro o problema foi a chegada dos grandes que exploram dos dois lados pequenos agricultores e índios e vcs sabém quem vai para cadeia claro os pobres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho em ONG a mais de 10 anos, no movimento ambientalista. Acompanho comunidades tradicionais a décadas e tive a experiencias de conhecer esse grupo do Sul da Bahia. Tecnicamente - existe longeeee uns traços indígenas nessa região, mas o que se constitui de fato é uma facção de pessoas mal intencionadas, bandidos de fato no movimento e um grande inchaço na base dos cadastros. Isso é uma pena, porque esse tipo de movimento enfraquece de fato os verdadeiros indígenas. Sou contra!

      Excluir
  11. Sabemos que existem índios e índios.

    ResponderExcluir
  12. (FALSOS ÍNDIOS)MESMOS QUE FOSSEM NÃO TEM O DIREITO DE INVADIR AS PROPRIEDADES,COMO DISSE O SAUDOSO ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (índio tem que trabalhar e pagar impostos como todo mundo)

    ResponderExcluir
  13. VAMOS CAÇAR OS ÍNDIOS AGORA.

    ResponderExcluir
  14. e população inocente de fazendeiros que sempre trabalharam nessa terra,mas vocês estão esquecendo da forma que seus tataravós tomaram essas terras de nós,bando de safado que só sabe xingar nós índios,choramos até hoje pelos massacres e roubos de terra que seus antepassados fizeram,ha deixar bem claro não é invasão é retomada por que essas terras já eram nossas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe de ser safado seu FDP, colé chorando o quê rapaz, não vê que essas terras são de pessoas simples e trabalhadoras, que estão ocupando elas há décadas. Não me venham com esse lenga lenga, depois disso tudo vão vender as madeiras nobres e um abraço.

      Excluir
  15. Só acabarão agora com esta ira do povo. Quando realmente devolverem o que tomaram dos agricultores. Esses falsos Tupinambás, apoiados pela inoperante FUNAI, devem ser retirados das fazendas que invadiram onde nunca plantaram. Ou então, a cada dia que passa a situação ficará insustentável.

    ResponderExcluir